Paranóia insana

" Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.

Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!

Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual,

porque sinceramente sou diferente! "

Não me recordo de ter lido antes um texto que conseguisse expressar exatamente o que sinto. Não foi a toa que hoje resolvi revirar alguns emails antigos e quase que por um acidente abri este texto que havia sido ignorado por mim na época que recebi, dando a mesma velha desculpa do "depois eu leio".

(fica a recomendação para quem desejar ler na íntegra :http://www.becodospoetas.com.br/video/clarice-lispector-eu-adoro )

Mas enfim .. este trecho em particular tem um significado mais forte para mim. Expressa quase que perfeitamente a situação que vivo a um tempo que parece ser inesgotável. Algumas experiências passadas como também algumas atuais me fazem pensar a respeito e alimentam até a minha crise existencial. A pergunta constante a respeito de mim mesma, do meu comportamento quando inserida na sociedade e das consequencias das minhas escolhas simplesmente não me deixam viver em paz. Por mais que eu tente fazer o certo, no fim vejo que, sob os olhares críticos das pessoas, eu estou fazendo o que vem a ser considerado errado e depois não querem que eu fique confusa.

Sinto pena de mim mesma ao perceber que estou incapacitada de julgar meus próprios atos e ser firme na postura que decidi para mim sem me importar se fulano ou beltrano vai achar que eu sou isso ou aquilo. O engraçado disso tudo é que eu grito aos quatro cantos que sou sincera e levanto a bandeira do direito de falar o que pensa e fazer o que acha certo mas entro em completa contradição interna quando escuto críticas alheias ou recebo rótulos carinhosos como os que são destinados aos paranóicos insanos.
Julgar é fácil... so easy ... dificil é dedicar um pouco do seu precioso tempo para procurar saber os motivos que sustentam tudo isto. Chamar de noiada ou infantil todo mundo pode fazer afinal, quem tem boca fala o que quer mesmo ... mas o foda é quando se está no lado que leva os tapas na cara, é ser a pessoa que por mais que tente ser sociável, se sente num paredão nazista sendo metralhada com palavras e julgamentos sem fundamentação nenhuma ou quase nenhuma.
Não foi a primeira vez e infelizmente não foi a última que tive que lidar com críticas a respeito dos meus princípios. Pessoas que passaram na minha vida deixaram as marcas, cada uma a seu modo, em relação a isso. Ora me julgam infantil por não alimentar situações bizarras e totalmente away dos meus padrões de dignidade, ora por eu não ter a postura sexy hot "suficiente" para ser atraente para um cara, ora por eu não gostar de encher a cara num sábado a noite, ora por eu não dedicar meus finais de semana na curtição, ora por eu gostar das coisas mais simples e tranquilas, ora por eu falar o que eu sinto, ora pela minha sinceridade, ora pelo meu senso de justiça .......... bom ... não vou ficar até amanhã descrevendo tudo o que se passa porque bem que eu gastaria todas estas horas para isto.
A moral da história é a seguinte: eu sou diferente, ok ? É questão de p-e-r-s-o-n-a-l-i-d-a-d-e, sabem o que vem a ser isso? Essa sou eu, desse jeito torto mesmo que vocês estão vendo e querem saber ? Não sinto o ânimo para mudar não. Aliás, não estou convencida de que devo mudar meu jeito para ser aprovada por ninguém.
Quero ter ao meu lado pessoas que tenham a capacidade de olhar para mim e ver quem sou realmente e aceitar isso numa boa e não usar essas "minúncias" (como ouvi uma vez de um certo cara que deu alguns destes fatores como motivos para eu não ser boa o suficiente para ele) como motivos para me reprovar no teste de qualidade.
Quando isto acontecer de verdade mesmo, vou ter a certeza concreta de que se trata de alguém que merece mais do que os demais a cadeira cativa no meu mundo e ganhará em troca a minha eterna admiração e por que não, gratidão também.

0 comentários:

Blogger Templates by Blog Forum